Cadastre-se em nossa corretora!

-Melhor relação custo x benefício;
-Home Broker ágil, prático e estável;
-Atendimento online e por telefone;
-Ganhe um DVD de análise gráfica, na primeira operação!
-Plataforma gráfica profissional gratuita e muito mais!

Abra sua conta!

Blog

Como identificar força de uma tendência ?

A análise gráfica como uma das mais variadas formas de se analisar o mercado possui vantagens de identificação de um ativo em sua tendência atual, seja de baixa ou de alta. Mas também, podemos identificar como essa tendência está em relação a posição do clímax, que nada mais nada menos que a identificação do volume de compradores e vendedores com a posição atual do preço.

Vamos então entender o que é clímax. O clímax é um indicador gráfico medidor da força relativa de um preço em relação a sua tendência atual, ou seja, uma tendência se mostrando em crescimento pode não se sustentar assim em curto período devido ao clímax na mesma curva indicando pouca força compradora. Esse momento de mercado pode indicar um prejuízo para uma operação, pois a compra de um ativo a um preço pode ser rebaixado instantaneamente.

A divergência de baixa é a forma mais ocorrente em alguns ativos e se mostra quando o indicador não acompanha o nível altista do preço. Veja:

 

O exemplo acima é o gráfico diário da IEEX (Índice de Energia). A linha azul é o índice de Energia e a vermelha o medidor do clímax. Podemos observar no lado direito uma divergência de baixa entre as duas representações . Por quê?. Houve uma queda no clímax enquanto cresceu o índice representado pela linha azul ocorrendo a divergência de baixa. Podemos definir duas classificações a essas divergências como: divergência de baixa de menor importância e divergência de baixa de maior importância.

Divergência de baixa de menor importância

É classificada pela sua formação onde o valor do preço do ativo supera o topo anterior, sendo um pivot de alta e o índice representado pelo clímax não acompanha o preço até o rompimento. Se o preço continuar subindo, aí sim pode ocorrer o rompimento pelo clímax.

Divergência de baixa de maior importância

A maneira que se forma uma divergência de baixa de maior importância depende do preço formar um topo ascendente, ou seja, maior que o anterior e o indicador do clímax marcar um topo descendente.Isso é importante na análise gráfica como forma de garantia antes de investir. O investidor aguarda o sinal e entra, mas muitas vezes o sinal fraco se reverte e aí cai no prejuízo pela divergência entre alta e baixo volume de negociação.

Essas divergências podem ocorrer na maneira em que um ativo esteja sendo representado. O clímax como indicador é um aliado do investidor nessa identificação, fornecendo estratégia de entrada e saída no momento certo. Toda vez que um sinal for apresentado, tenha em mente que aquele momento deve ser observado para garantir sua entrada. O mercado passa por momento ruins e bons a todo tempo, portanto, a garantia total é inexata mas as ferramentas são propulsoras de uma maneira excelente de se administrar o campo.

Leave a Comment (0) ↓

Leave a Comment

Blogin Plugins