Cadastre-se em nossa corretora!

-Melhor relação custo x benefício;
-Home Broker ágil, prático e estável;
-Atendimento online e por telefone;
-Ganhe um DVD de análise gráfica, na primeira operação!
-Plataforma gráfica profissional gratuita e muito mais!

Abra sua conta!

Blog

Como identificar tendências?

Na análise gráfica identificar tendências é uma das melhores formas para se posicionar em determinada ação, pois quando vamos realizar um trade a primeira coisa que definimos é se esse trade será comprado ou vendido, em outras palavras, se vamos ganhar na alta ou na baixa. Então definimos um ponto de entrada, um stop e um objetivo de lucro independente se sua operação for de compra ou de venda. Se um ativo está em tendência de baixa e você vai operar comprado nele, a única forma de obter lucro é comprando em fundos e vendendo em pequenos repiques de alta, porém as vezes operar contra a tendência, pode diminuir drasticamente as possibilidades de que você venha obter lucro na operação. O ideal é sempre operar a favor da tendência.

Como identificar uma tendência de alta? Quando uma ação está em tendência de alta, podemos ver pelo gráfico que os topos e fundos sempre serão ascendentes, ou seja, os topos e fundos dos períodos atuais sempre serão maiores que os topos e fundos dos períodos anteriores. Veja um exemplo no gráfico abaixo:

tendência de alta

Como identificar uma tendência de baixa? Nesse caso, é simplesmente o oposto de uma tendência de alta, ou seja, os topos e fundos dos períodos atuais, sempre serão menores que os topos e fundos dos períodos anteriores. Veja um exemplo no gráfico abaixo:

tendência de baixa

Então quer dizer que se um ativo está em tendência de alta, é só comprar em qualquer preço e esperar que é garantido que ele vai subir depois? Não, pois a tendência não garante que o ativo vai subir, ela só mostra que o movimento predominante é o de alta ou baixa, além de analisar a tendência, é necessário analisar o gráfico e verificar suportes e resistências. Se você comprar em um topo, mesmo o ativo estando em tendência de alta você terá prejuízo. Um exemplo disso é o seguinte, quando VALE5 estava na casa dos R$ 50,00 ela estava em tendência de alta, porém este foi o topo histórico dela, e desde então ela não voltou mais pra este patamar já faz um bom tempo. Devemos analisar sim a tendência do ativo, aliado a análise de suportes, resistências e tomar cuidado para não comprarmos no topo, ou realizar trades vendidos em fundos.

Leave a Comment (0) ↓

Leave a Comment