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Erros frequentes no cadastro

Elencamos os maiores problemas encontrados no cadastro de clientes que acabam atrasando a abertura de conta.
Infelizmente a legislação determina que estes pontos sejam seguidos, mas se possível sempre existirá o bom senso da corretora.

Erros frequentes no cadastro:

Elaboramos alguns erros mais comuns tanto para envio do cadastro como para o preenchimento das fichas, para um auxilio no processo.

Erros mais comuns no envio da ficha cadastral:

-Documento comprobatório diferente do documento enviado;
-Assinatura diferente do documento comprobatório (comum);
-Assinatura em só uma das páginas;
-Ficha cadastral com impressão ruim ou resolução baixa (ilegível);
-Patrimônio não declarado (freqüente);
-Acento nos nomes;
-Ficha cadastral feita à mão;
-Ausência de dados bancários;

Erros mais comuns no envio dos documentos:

-Validade do documento comprobatório;
-Comprovante de endereço desatualizado (mais de 3 meses da data de emissão);
-Comprovante de endereço inválido (IPTU, IPVA, documento de veículos, correspondências: BVSP, BMF, CBLC e Corretoras, comprovante sem data ou sem CEP);
-Ausência de documento comprobatório e comprovante de residência;
-Comprovante enviado com impressão ruim ou resolução baixa (ilegível);
-Nomeou representante ou procurador e não enviou documentação necessária.

Detalhes e observações:

– Se desejar receber no endereço comercial, o comprovante deve estar em seu nome e não da empresa, e deve ser enviado um comprovante de cada endereço, residencial e comercial.

– Conta bancária conjunta: Se a conta bancária for conjunta e o cliente segundo titular é obrigatório o envio do comprovante de titularidade bancária: cópia da folha de cheque / cópia dos cartões /print da tela do cadastramento – não são aceitas correspondência de gerente.

– Menores de 18 anos: No caso de clientes menores de 18 (dezoito) anos, os dados da ficha cadastral serão os do cliente menor, mas quem deve assinar toda documentação é o responsável legal, e a documentação a ser enviada será do menor e do responsável. Os documentos são os mesmos solicitados para pessoa física.

– Situação financeira e patrimonial: Não deixe esse campo em branco, a declaração dos dados patrimoniais é essencial para justificar as operações realizadas na Corretora.

– No campo “Aplicações financeiras” devem ser declarados os recursos financeiros existentes em contas de bancos, investimentos diversos, etc.

– Caso exerça atividade não remuneradas a título pró-labore pode declarar sua fonte de renda em “outros rendimentos”.

– São exemplos de “outros rendimentos”: bolsa, aposentadoria, aluguel, mesada, doação, empréstimo, etc.

A informação patrimonial é obrigatória e decorrente da Lei 9.613, da Circular 2.852 e da Carta Circular 2826 do Banco Central e da Instrução nº 301 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), as informações são confidenciais e ficando sob a guarda da corretora, com acesso restrito ao Departamento de Cadastro.

MAIORES PROBLEMAS:
– ASSINATURA DIVERGE DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO ENVIADO QUE É UTILIZADO PARA VALIDAR ASSINATURA;
– CÓPIA ILEGÍVEL DOS DOCUMENTOS.

DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO:
– CÓPIA DOCUMENTOS DANIFICADOS;
– DOCUMENTOS VENCIDOS (CNH);
– CÓPIA ILEGÍVEL;
– DOCUMENTOS COM EMISSÃO MUITO ANTIGA (PROBLEMA NA VALIDAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO);
– NOMEIA REPRESENTANTE OU PROCURADOR – NÃO ENVIA CÓPIA DOS DOCUMENTOS E NÃO SEGUE AS INSTRUÇÕES QUANTO A PROCURAÇÃO.

COMPROVANTE DE ENDEREÇO
– QUE NÃO ESTÁ NA RELAÇÃO DOS ACEITOS;
– NOME DE TERCEIROS;
– DATA DE EMISSÃO + DE TRÊS MESES;
– DADOS INFORMADOS NA FICHA DIVERGEM DO COMPROVANTE.

FICHA CADASTRAL PREENCHIMENTO:
– NOME ABREVIADO;
– NOME INCOMPLETO;
– INFORMA SOMENTE NUMERO DE TEL CELULAR – SEM NENHUM FIXO;
– NÃO INFORMA NUMERO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO;
– NÃO INFORMAM NOME DO PAI;
– NÃO INFORMAM DADOS COMERCIAIS;
– INFORMA CASADO E NÃO INFORMA O NOME DO CÔNJUGE;
– NÃO INFORMAM PROFISSÃO;
– DADOS COMERCIAIS;
– DADOS BANCÁRIOS INCORRETOS (INFORMAM ERRADO NUMERO DO BANCO / AG / C/C);
– VINCULADO;
– PEP: PESSOA POLITICAMENTE EXPOSTA;
– É NOMEADO PROCURADOR OU REPRESENTANTE – NÃO RECONHECEM FIRMA;
– NÃO OPERA POR CONTA PRÓPRIA;
– PATRIMÔNIO INFORMADO DIVERGE DO VALOR INFORMADO QUE DESEJA INVESTIR;
– NÃO INFORMAM PATRIMÔNIO;
– ASSINAM NO CAMPO DA OCTO;
– QUANDO RECONHECEM FIRMA NÃO QUEREM ENVIAR DOCUMENTO FÍSICO.

MENOR DE 18 ANOS:
– CERTIDÃO DE NASCIMENTO NO LOCAL DO RG (OBRIGATÓRIO PELA CBLC DESDE 2007);
– DADOS BANCÁRIOS DO RESPONSÁVEL – TEM Q SER DO MENOR;
– PATRIMÔNIO DO RESPONSÁVEL – TEM Q SER DO MENOR;
– ASSINATURA DO MENOR – TEM Q SER DO RESPONSÁVEL;
– DADOS DE UM RESPONSÁVEL – DOCUMENTOS ASSINADO POR OUTRO;
– MENOR NÃO NOMEIA REPRESENTANTE – COMO É MENOR JÁ TEM RESPONSÁVEL.

CONTA BANCÁRIA – CONJUNTA – CLIENTE SEGUNDO TITULAR:
– ENVIO DO COMPROVANTE DE DOMICILIO BANCÁRIO.

PROCEDIMENTO DA ANÁLISE:
– TODOS OS DADOS INFORMADOS NA FICHA CADASTRAL SÃO CONFERIDOS COM OS “COMPROVANTES” – NÃO PODE HAVER DIVERGÊNCIA;
– A VALIDAÇÃO DA ASSINATURA SEGUE AS MESMAS TÉCNICAS UTILIZADAS PELOS CARTÓRIOS (NÃO EXIGIMOS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO COM EMISSÃO INFERIOR A DOIS ANOS – CONFORME INSTRUÇÃO DOS PERITOS EM CURSO);
– A CÓPIA DOS DOCUMENTOS TEM QUE SER DE BOA QUALIDADE. A QUALIDADE DO ARQUIVO É DIFERENTE DA QUALIDADE DA IMPRESSÃO – OS DOCUMENTOS TEM QUE SER IMPRESSOS PARA SEREM APRESENTADOS AS AUDITORIAS;
– O COMPROVANTE DE ENDEREÇO RESIDENCIAL TEM QUE SER EM NOME DO CLIENTE (SE SOLTEIRO, ACEITA EM NOME DOS PAIS. SE CASADO, EM NOME DO CÔNJUGE DESDE QUE INFORMADO NA FICHA CADASTRAL E TENHAM O MESMO SOBRENOME. CASO CONTRÁRIO DEVERÁ ENVIAR CÓPIA DA CERTIDÃO DE CASAMENTO);

OBS.: CONSIDERA-SE COMPROVANTE DE ENDEREÇO DOCUMENTO DE RECEBIMENTO MENSAL (PELO CORREIO OU ENTREGUE PELA EMISSÃO DO DOCUMENTO EX: CONTA DE ÁGUA OU LUZ).

Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato.