Cadastre-se em nossa corretora!

-Melhor relação custo x benefício;
-Home Broker ágil, prático e estável;
-Atendimento online e por telefone;
-Ganhe um DVD de análise gráfica, na primeira operação!
-Plataforma gráfica profissional gratuita e muito mais!

Abra sua conta!

Ofertas Públicas

O que são Ofertas Públicas?

Ofertas Públicas são processos de colocação de novos ativos financeiros no mercado. Esses ativos podem ser ações, debêntures e CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários).
Durante o processo, os investidores podem solicitar uma opção de compra desses ativos através de um Pedido de Reserva.

Há dois tipos:

Oferta Primária – Quando a empresa não possui capital aberto na bolsa e deseja lançar ações em mercado, com o objetivo de captar  recursos pra financiar suas atividades, contratar funcionários, etc. Oferta secundária –  Quando a empresa já é de capital aberto na bolsa e deseja lançar novas ações, visando captar ainda mais recursos para financiar suas atividades.

Como posso fazer meus Pedidos de Reserva pela corretora?

É possível fazer seus pedidos de reservas em ofertas via email ou telefone, entre em contato conosco.

O que ocorre durante o período de reserva?

Durante o período de reserva, os investidores enviam às corretoras um pedido informando o capital a ser aplicado na compra dos títulos.
Os valores mínimo e máximo dessas reservas serão anunciados como parte da Oferta.

O que é Bookbuilding?

Trata-se da operação onde o coordenador da oferta avalia, juntamente aos investidores, a demanda pelos papéis que estão sendo ofertados.
Também onde é definido o preço do papel, tanto no mercado primário ou no secundário.

 

O que é o Rateio da Reserva?

O termo em questão significa a divisão do total de ativos em relação aos pedidos atendidos.
É importante lembrar que cada oferta em particular possui sua própria forma de atender ou não aos pedidos de reserva desses ativos.

 

O que é um investidor qualificado?

O Investidor Qualificado é definido como:

1) Investidor institucional ou profissional de investimento, que conhece as operações de investimentos realizadas no mercado financeiro e de capitais.

2) aquele definido como tal pela regulamentação editada pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários

Em casos específicos, esta classe de investidor deve apresentar declaração assinada garantindo que tem experiência em finanças e que recebeu todas as informações necessárias para a tomada de decisão de investir em determinado valor mobiliário.

3) investidor autorizado a liquidar suas operações diretamente através de um ou mais agentes de compensação plenos, independente dos participantes de negociação pelos quais tenha operado.

Os principais investidores qualificados são:
a)fundações
b)seguradoras
c)administradores de recursos
d)administradores de fundos de investimento

Serviço implantado pela que permite a concentração das liquidações num só agente de compensação, permitindo ao grande investidor a utilização de várias corretoras simultaneamente. Com o serviço, o risco de execução das operações de Bolsa fica segregado do risco de liquidação das operações.

O serviço dirige-se especialmente a instituições financeiras e outros investidores de peso, como fundos de pensão, seguradoras e investidores estrangeiros.

A opção por concentrar o fluxo de pagamento e recebimento em um único agente de compensação permite ao investidor institucional minimizar o risco das liquidações de suas posições em bolsa.

Uma segunda vantagem desta opção é que as liquidações se fazem pelos saldos líquidos de cada dia de operações, evitando a falta de sincronia de pagamentos através de alguns intermediários com o recebimento por meio de outros.

O registro das posições em derivativos e no sistema de empréstimos de ações sob a responsabilidade de um único agente propicia redução nas margens de garantia, tendo em conta a compensação de riscos.

O que é uma Flipagem?

Flipagem é a venda de um papel no mesmo dia de seu lançamento, aproveitando uma possível valorização dele.
É importante ressaltar que a Flipagem pode não ser um bom negócio.
Atualmente estão sendo criadas formas de controlar essas operações e futuras ofertas podem até excluir investidores que tenham essa forma de operar.

Quais são os procedimentos para o processo de liquidação?

Entre em contato conosco para explicarmos.

É possível cancelar um pedido de reserva?

Não há a possibilidade de cancelamento de pedido pelo cliente. O pedido de reserva é irrevogável e irretratável.

Exceções

Divergência entre as informações do prospecto preliminar e do prospecto definitivo que altere substancialmente o risco assumido pelo investidor ou a sua decisão de investimento.
Na hipótese de suspensão ou modificação da oferta, o prospecto da oferta também poderá determinar a possibilidade de desistência do pedido de reserva, sem qualquer custo para o investidor.

Como faço para participar de uma Oferta e qual sua opinião a respeito de tal oferta?

Em ofertas públicas, infelizmente as corretoras e agentes autônomos não podem emitir opiniões e nem dar recomendação, é regra da CVM. Há uma regra de silêncio que tem que ser respeitada.
Para participar você deve ter a conta aberta na corretora e informar o valor que deseja reservar para adquirir as ações da empresa na oferta pública.