Cadastre-se em nossa corretora!

-Melhor relação custo x benefício;
-Home Broker ágil, prático e estável;
-Atendimento online e por telefone;
-Ganhe um DVD de análise gráfica, na primeira operação!
-Plataforma gráfica profissional gratuita e muito mais!

Abra sua conta!

Blog

O que é o mercado fracionário?

Você está iniciando suas aplicações no mercado financeiro recentemente e busca maiores informações de pequenos investimentos relacionados com parcelas menores de seus ganhos. Então conheça um pouco mais sobre o mercado fracionário.

O mercado financeiro disponibiliza o mercado integral a todos os investidores que desejam maiores movimentações financeiras por meio da compra de lotes padrões de ativos estipulados no índice Bovespa. Os lotes são padrões pois, a aquisição depende de um nº fixo para a compra como: 100, 200, 300 …1000 etc.  Por exemplo : A empresa X está cotada no mercado a R$32,00 valor atual e com o lote mínimo para se adquirir haverá um desembolso de R$3.200,00.

Nesse caso, o valor para muitos pequenos investidores é alto e isso impede uma compra de determinada empresa e até mesmo atrapalha se assim desejar uma diversificação em carteira para outras aplicações complementares. Assim sendo a Bovespa oferece os meios para que você possa também participar desse mercado conhecido como “mercado fracionário”.

Conheça o mercado fracionário como o mercado que permite a negociação de ativos de forma individual , unitária sem a necessidade de contabilizar algum lote-padrão em carteira como no mercado integral. Portanto poderão ser negociadas 1, 2 …15 ações a determinado preço se assim desejar e que esteja dentro dos limites de seu capital. O mercado fracionário funciona de forma a integrar a todos e a fornecer alternativas até para investidores maiores que procuram complementar algum lote-padrão que tenha participação. Por exemplo: 1000(ações do mercado integral) e 420 (mercado fracionário) = participação total em 1420 ações dos dois mercados.

Cada um dos mercados funciona de forma independente em seu fluxo, demanda e cotação não havendo nenhuma interferência no desempenho do outro. A relação entre cada um é que a oferta de venda é maior no fracionário e o mesmo apresenta menor volume financeiro com menor liquidez. Portanto é necessário acompanhar os ativos de maior liquidez entre todos, pois poderá haver algum problema se precisar vender suas ações de última hora.

Sendo assim, negociar ações de baixo preço que carregam um desempenho inferior devem ser analisadas para otimizar seus ganhos. A negociação nunca é feita aleatoriamente sem antes consultar o resultado de um ativo junto ao índice por meio de análises, históricos e tendências, lembrando sempre que o ativo será a representação financeira de seu capital.

Leave a Comment (0) ↓

Leave a Comment