Cadastre-se em nossa corretora!

-Melhor relação custo x benefício;
-Home Broker ágil, prático e estável;
-Atendimento online e por telefone;
-Ganhe um DVD de análise gráfica, na primeira operação!
-Plataforma gráfica profissional gratuita e muito mais!

Abra sua conta!

Blog

Qual influência da taxa SELIC na bolsa?

Certamente você investidor interessado no mercado de ações já se perguntou como a taxa SELIC pode influenciar na bolsa de valores e como tirar vantagens desse mecanismo de valorização e desvalorização para obter vantagens com seus tipos de investimentos e aplicações. Bom, isso é uma pergunta muito interessante, tendo em vista que estamos nos referindo a uma das taxas mais importantes do mercado.

Quando realizamos uma compra ou adquirimos um financiamento de algo, existem os valores cobrados por cada um desses produtos em forma de prestações (parcelas mensais). Sabemos que em cada parcela o banco emissor cobra juros que encarecem tanto o produto que o custo chega a ser três vezes mais caro do que o anunciado. Os juros não são diferentes na bolsa de valores, sendo assim determinante no desempenho do índice.

Os juros são inimigos dos compradores devido ao aumento causado no preço dos produtos, mas pode ser aliado do investidor em termos de retorno durante a procura de ações a serem compradas.
A taxa SELIC (Sistema Especial de liquidação e Custódia) divulgada pelo COPOM(Comitê de Política Monetária), possui ligação direta com todas as taxas cobradas no mercado. Por exemplo: Um banco pode determinar um padrão de juros sobre um financiamento a pessoa jurídica baseado na taxa atual. O retorno em juros dos valores retidos em cada parcela paga, será a captação de novos recursos pelo banco para a realização de novas concessões de empréstimos e abertura de linha de créditos, também conhecido como spread bancário.

A taxa SELIC é usada como base pelos bancos também no caso de remuneração dos fundos de renda fixa que é um fundo mais conservador, ainda mais pra quem deseja ganho com menor risco. A bolsa de valores por ser um tipo de investimento mais variável possui um risco mais elevado com maior ostentação do investidor que deseja obter ganhos maiores do que aquele oferecido pela renda fixa.

Quanto a influência do resultado da taxa SELIC sua variação intensifica mais ou menos a participação dos investidores. Por exemplo: Uma alta na taxa SELIC representa melhores ganhos em fundos de renda fixa que apresentam menor risco. Agora uma baixa significa pouco atrativo manter os investimentos nesse tipo de aplicação, assim sendo maiores chances dos mesmos investidores procurarem novas
alternativas no mercado de ações.

Leave a Comment (0) ↓

Leave a Comment