Cadastre-se em nossa corretora!

-Melhor relação custo x benefício;
-Home Broker ágil, prático e estável;
-Atendimento online e por telefone;
-Ganhe um DVD de análise gráfica, na primeira operação!
-Plataforma gráfica profissional gratuita e muito mais!

Abra sua conta!

Recompra de Ações

Nas últimas semanas, temos visto uma série de matérias sobre os programas de recompra de ações iniciado pelas companhias listadas em bolsa. Mas o que significa esse programa e quais as vantagens dele?

Significativamente, um programa de recompra de ações é iniciado por uma empresa quando a direção desta acredita, primordialmente, que as ações naquele momento estão baratas em função das perspectivas que ela possa produzir futuramente. Diante disso, as empresas anunciam via fato relevante ao mercado a intenção de recomprar ações e iniciam as compras a preço de mercado e com prazo pré-estabelecido, sendo em sua maioria, em até 12 meses.

Também como regras deste programa, a lei determina um número máximo de aquisição de 10% das ações em circulação além da divulgação, pela empresa, se estas ações ficarão em tesouraria ou se serão canceladas.

E quais as vantagens para o acionista da respectiva cia que aderiu a um programa de recompra de ações?

Neste caso poderemos inferir duas respostas: (i) possibilidade de obtenção de ganho de capital pois a própria empresa acredita que o valor de suas ações estejam demasiadamente depreciada e (ii) com o cancelamento das ações recompradas e posteriormente canceladas, a base acionária seria reduzida, fazendo assim com que o acionista receba um valor maior de dividendos por ação nos períodos posteriores.

Portanto, diante destes fatos e pelo enorme número de cias com programa de recompra em aberto, segue tabela abaixo atualizada e que apresenta que em grande parte há benefícios para os acionistas seja via ganho de capital ou seja via ganho de dividendos futuros.

11

22

33

OBS: todos os dados correspondem após ao fechamento do mercado no dia 27/03/2014.

Blogin Plugins